Entre 28 de maio e 3 de junho, uma delegação do Exército Brasileiro, incluindo o Capitão Gustavo Machado, do Curso de Artilharia da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), marcou presença na conceituada conferência “Future Artillery Conference 2023”, realizada em Munique, Alemanha. A comitiva também incluía militares do Comando da Artilharia do Exército e era liderada pelo General de Brigada Januário, Comandante AD/1. O Coronel Valentini, Adido do Exército e da Força Aérea Brasileira na Alemanha e nos Países Baixos, também acompanhou a delegação.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Sobre a Conferência ‘Future Artillery’

A “Future Artillery” é a conferência mais antiga e respeitada no mundo sobre Artilharia, reunindo especialistas militares, industriais e acadêmicos de países membros da OTAN, além de convidados e representantes das principais empresas de defesa global. A conferência serve como um fórum vital para a discussão de tópicos urgentes e pertinentes à artilharia moderna e sua futura direção.

Temas Discutidos e Insights Relevantes

A conferência abordou temas relevantes para o presente e futuro da artilharia, como a necessidade de aumentar o alcance e a precisão dos armamentos, o desenvolvimento de fogos de contrabateria, a digitalização, as futuras estruturas de comando e controle, a produção de munições 155mm e os ensinamentos obtidos com o atual emprego da artilharia na guerra da Ucrânia.

Conhecimentos Adquiridos e Próximos Passos

Os assuntos discutidos a partir de diferentes perspectivas internacionais e a oportunidade de conhecer os obuseiros mais modernos e projetos desenvolvidos pelas empresas para atender às demandas da artilharia do futuro proporcionaram aprendizados valiosos. Esses conhecimentos serão agora transmitidos aos futuros capitães aperfeiçoados do Exército Brasileiro, assegurando que as lições aprendidas e as inovações discutidas na conferência moldem o futuro da artilharia brasileira.

article?img id=16597475&t=1686160728160
article?img id=16597476&t=1686160729183
article?img id=16597477&t=1686160730146
article?img id=16597478&t=1686160731166
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).