Sistema de Previsão Ambiental Marinha
Em parceria firmada entre o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) e a Petrobras, a Diretoria de Hidrografia e Navegação promoveu, no dia 28 de setembro, o lançamento do sistema de Previsão Ambiental Marinha (PAM), disponível na página da Internet: https://pam.dhn.mar.mil.br.
Por meio do aplicativo é possível acessar, de forma rápida e interativa, as previsõesde correntes marítimas, ondas e ventos na região oceânica, além de correntes marítimas e ondas em águas rasas para a Baía de Guanabara (RJ), Baía de Sepetiba (RJ) e Canal de São Sebastião (SP). O usuário também poderá acessar o PAM por meio do Aplicativo Boletim ao Mar, disponível inicialmente na plataforma Android.
O sistema foi desenvolvido no escopo da Rede de Modelagem e Observação Oceanográfica (REMO), com o propósito de otimizar, por meio de uma interface amigável e intuitiva, a visualização das previsões dos modelos numéricos utilizados pelo CHM.
Esse recurso é mais uma iniciativa do Serviço Hidrográfico Brasileiro, no sentido de prover à comunidade marítima informações ambientais para o planejamento de suas trajetórias, contribuindo para a segurança da navegação.
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).