O Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva assumiu a função de conselheiro militar junto à Representação do Brasil na Conferência do Desarmamento da ONU (REBRASDESARM), em cerimônia realizada, nesta segunda-feira (28), no Escritório do Conselheiro Militar, em Genebra, na Suíça. Transmitiu o cargo o General de Exército Carlos Alberto Neiva Barcellos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Dentre as atribuições do conselheiro militar, estão: acompanhar tratativas referentes ao desarmamento nuclear; segurança cibernética; controle de armas de destruição em massa nucleares, biológicas e químicas; controle de material físsil; armamento convencional; e corrida armamentista no espaço exterior. Cabe ao titular, ainda, gerenciar e coordenar tratativas junto ao corpo diplomático das diversas organizações existentes em Genebra, envolvidas com o tema desarmamento.

Na ocasião, militares foram agraciados com a Ordem do Mérito Militar. Ainda, receberam a Medalha Exército Brasileiro a Ministra Bárbara Belchior e o Conselheiro Leonardo Fernandes, do Corpo Diplomático Brasileiro na REBRADESARM.

Prestigiaram o evento o Chefe de Assuntos Estratégicos do Ministério da Defesa, General de Exército Eduardo Antonio Fernandes; o Embaixador da DEBRASDESARM, Flávio S. Damico; e o Embaixador da DEBRAGEN, Tovar da Silva Nunes.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).