EXPODEFENSA 2023 mostra prestígio brasileiro no mercado internacional

17 empresas representaram a base industrial de defesa e segurança na Colômbia

A Feira Internacional de Defesa e Segurança, Expodefensa 2023, foi realizada de 5 a 7 de dezembro, no Centro Internacional de Negócios e Exposições de Bogotá – CORFERIAS, capital da Colômbia. Esta edição dedicou atenção especial em soluções para garantir a segurança dos recursos e dos cidadãos em países latino-americanos.

A Expodefensa, que teve o patrocínio do Ministério da Defesa Nacional da República da Colômbia, abriu espaço para que governos, forças de segurança e defesa e empresas privadas entrassem em cooperação para encontrar soluções em domínios inter-relacionados.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Foram abordados temas como a autonomia estratégica das forças de segurança e defesa, a prevenção de catástrofes naturais e as provocadas pelo homem, a proteção dos recursos naturais e dos territórios, e a segurança das capacidades baseadas em dados.

O Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, foi representado por 14 empresas: Advanced Technologies, Aegis Lanternas Táticas, Algemas Brasil, Avionics Services, BCA Textil, CBC – Companhia Brasileira de Cartuchos, Condor S/A Industria Química, CSD – Componentes e Sistemas de Defesa, Dupont/ Performance Speciality Products, Emgepron, Gespi Indústria e Comércio de Equipamentos Aeronáuticos, M & K Assessoria, Exportadora e Importadora, OMNISYS Engenharia, ON-HIGHWAY Brasil LTDA (IVECO). Fora do pavilhão estiveram a Embraer e mais duas empresas com suas matrizes: a MBDA Brasil e a Safran Eletrônica & Defesa Brasil.

Abertura

Na manhã do dia 5, foi realizado o corte simbólico de uma fita representando a abertura oficial do Expodefensa 2023, que contou com a presença dos representantes das empresas brasileiras, do Embaixador do Brasil na República da Colômbia, Paulo Estivallet de Mesquita; do Secretário de Produtos de Defesa, Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita; e do presidente-executivo da ABIMDE, general Aderico Mattioli.

O embaixador fez uso da palavra destacando que a Colômbia é um país com o qual o Brasil tem uma relação estreita na área militar e de defesa, que tende a crescer. Na sequência, o Embaixador Paulo Estivallet e o Brigadeiro Mesquita visitaram os estandes.

O Pavilhão Brasil recebeu delegações estrangeiras de países da América Central, América do Norte e, em particular, da América do Sul. Para o general Mattioli, a presença de tantas delegações mostrou a visibilidade que a Base Industrial de Defesa e Segurança brasileira desfruta no mercado internacional.

“Costumo dizer que o Brasil está entre as 10 maiores capacidades do mundo, ocupando posição privilegiada no setor. Na Colômbia não poderia ser diferente. O Brasil esteve na vitrine com projetos inovadores, mostrando suas potencialidades para o mercado latino-americano”, destacou.

A ABIMDE, em nome das empresas brasileiras, fez um agradecimento especial à Embaixada do Brasil na Colômbia, à Secretaria de Produtos de Defesa, à organização da feira colombiana, Coges e à montadora Expo3.

 

YouTube video

 

Conheça as empresas brasileiras que representaram o país:

Advanced Technologies
A Advanced Technologies é uma empresa com soluções inovadoras para atender clientes que necessitam de sistemas de monitoramento e vigilância. Seus produtos reúnem sistemas focados em vigilância de alta performance, com destaque para o HARPIA, drone de alta performance com a maior tecnologia embarcada da américa latina.

Aegis Lanternas Táticas
A Aegis é uma indústria especializada em iluminação tática e para armamentos, para uso civil e militar. O projeto, 100% nacional, utiliza a maior parte dos componentes feitos no Brasil. Seus produtos são projetados para as necessidades e realidades de usuários brasileiros: policiais, militares e CACs (Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador).

Algemas Brasil
É uma indústria de algemas em aço inoxidável AISI 304. Seu portfólio de produtos inclui diversos modelos de algemas em aço inoxidável e aço carbono, resistentes a mais de 500 kgf de tração. Também fabrica bastões retráteis em alumínio aeronáutico e diferentes modelos de chaves, incluindo uma chave universal.

Avionics Services
Com mais de 19 anos de atuação no mercado de equipamentos aviônicos, a Avionics Services desenvolve, instala e certifica qualquer projeto de aviônico em aviões e helicópteros (civis e militares). A empresa também representa, instala, faz manutenção e assistência técnica de equipamentos aviônicos de grandes empresas do mercado.

BCA Textil 
A BCA Ballistic Protection é uma empresa de tecnologia em proteção balística no mercado nacional e internacional, sendo referência no domínio desta tecnologia, na qualidade dos processos produtivos. É especializada em blindagem de automóveis, de aeronaves, de embarcações e de veículos militares, além de fornecer produtos de proteção pessoal.

CBC – Companhia Brasileira de Cartuchos
A empresa é líder mundial na fabricação de munições de pequeno calibre, atendendo as necessidades do mercado brasileiro. Possui quatro marcas de munição reconhecidas internacionalmente: CBC, Magtech, MEN e Sellier & Bellot. Possui unidades produtivas no Brasil, Alemanha, Bélgica e República Tcheca.

Condor S/A Industria Química
Empresa líder em seu setor, desenvolve e produz equipamentos, munições não letais e pirotécnicos de alta tecnologia para emprego em sinalização e salvatagem. Possui mais de 120 produtos em seu portfólio, todos homologados pelo Exército, Marinha e Aeronáutica.

CSD – Componentes e Sistemas de Defesa
A CSD opera no setor de Defesa e pertence ao Grupo Hübner. Atua no desenvolvimento e produção de bombas de aviação, foguetes, espoletas, munições e componentes para o setor de defesa. Alguns de seus produtos CSD são credenciados como Produtos Estratégicos de Defesa (PED) pelas autoridades brasileiras.

Dupont/ Performance Speciality Products
A Dupont atua em diversos segmentos, entre eles: polímeros e borrachas, material balístico e de proteção balística, blindagem balística, embalagens especiais e equipamento de proteção individual (EPI). Possui laboratórios de alta tecnologia, como o Kevlar® Experience, centro de pesquisa de aplicações em proteção balística.

EMGEPRON
A Empresa Gerencial de Projetos Navais – EMGEPRON é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Defesa por intermédio da Marinha do Brasil. Atua na gerência de projetos e comercialização de produtos e serviços disponibilizados pelo setor naval da indústria da defesa nacional, incluindo embarcações militares, reparos navais, sistemas de combate embarcados, munição de artilharia, entre outros.

GESPI Indústria e Comércio de Equipamentos Aeronáuticos S.A.
A GESPI atua nas indústrias aeronáutica e de defesa. Oferece grande variedade de serviços de manutenção, reparo e revisão geral de componentes aeronáuticos (MRO) para companhias aéreas, empresas, órgãos governamentais e Forças Armadas. Também desenvolve projetos e produtos especiais para a Indústria de Defesa e de Segurança Pública.

M & K Assessoria, Exportadora e Importadora
A M&K Logistics atua na prestação de serviços na área de logística e de agenciamento de cargas. É referência no mercado nacional e internacional, realizando operações logísticas para todos os continentes e mais de 100 países, com uma vasta e diversificada carteira de clientes dos setores militar, segurança pública e explosivos industriais.

OMNISYS Engenharia Ltda
A empresa é subsidiária da Thales no Brasil. Opera nas áreas de engenharia aeroespacial, projetos aeroespaciais, radar móvel, radares, satélites – partes e peças, mísseis, projetos navais, equipamentos navais, optrônicos, sistemas de comando e controle, sistemas espaciais, equipamento de guerra eletrônica e monitoramento.

ON-HIGHWAY Brasil LTDA (IVECO)
A IVECO é uma empresa full-liner, com uma gama completa de veículos comerciais para todos os segmentos do mercado, dos leves aos pesados. Possui uma área específica para as necessidades de clientes militares. Seu portfólio conta com viaturas blindadas, multitarefas, táticas e logísticas para atender às demandas em todo o mundo.

EMBRAER
A EMBRAER é uma empresa fabricante de aviões comerciais, executivos, agrícolas e militares, peças aeroespaciais, serviços e suporte na área. É líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. Desde que foi fundada, em 1969, já entregou mais de 8 mil aeronaves.

MBDA Brasil 
A MBDA Brasil, empresa cada vez mais estruturada no país, integra um grupo de defesa europeu que projeta e produz mísseis e sistemas de mísseis que correspondem a toda a gama de necessidades operacionais de defesa.

Safran Eletrônica & Defesa Brasil
A Safran Brasil é uma empresa especializada em aviônicos, equipamentos de visão noturna, optrônicos, sistemas de comando e controle terrestre, câmeras de visão noturna, câmeras termais, equipamento de observação, equipamentos de vigilância eletrônica.

Fonte: Portal BIDS