Vila Bittencourt (AM) – No dia 14 de fevereiro, foi realizada solenidade de transferência de subordinação do 3º Pelotão Especial de Fronteira (PEF), de Vila Bittencourt, do Comando de Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva de Tabatinga, para o 17º Batalhão de Infantaria de Selva de Tefé.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Tal medida está incluída no Processo de modernização e atualização dos PEF do CMA, com vistas a melhorar a capacidade Logística, o Comando e Controle, ampliando a vertente Combate as atividades da Faixa de Franteira.

Na formatura, o Tenente-Coronel Luiz Afonso Gomes de Souza Filho, Comandante do CFSol/8°BIS, entregou o comando do 3º PEF ao Tenente-Coronel Ronaldo Baeta Nogueira, Comandante do 17º Batalhão de Infantaria de Selva (17º BIS), que recebeu a flâmula de comando do 3º PEF das mãos do Terceiro-Sargento De Sá, antigo integrante do 3º PEF e veterano do Destacamento TRAÍRA.

A cerimônia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia, General de Brigada Andrelucio Ricardo Couto, acompanhado do Comandante da 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl) “Brigada da Missões”, General de Brigada Ricardo Moussallem. Em suas palavras o General Andrelucio reconheceu a importância do trabalho de vigilância e proteção da fronteira realizado pelo CFSol/8º BIS durante os últimos 50 anos, durante os quais foi responsável pelo 3º PEF, bem como destacou a nova missão recebida pelo 17º BIS.

A solenidade contou ainda com a presença dos professores e alunos da Escola Estadual Duque de Caxias e da Escola Municipal General Sampaio localizadas em Vila Bittencourt, que prestigiaram o evento.

Essa mudança permitirá que o 17º BIS, sob coordenação da 16ª Bda Inf Sl, e a partir de Tefé. planeje e execute, em melhores condições, a proteção e o monitoramento da faixa de fronteira do Município de Japurá com a Colômbia, combatendo os ilícitos transnacionais e crimes ambientais na região.

Fonte: Comando Militar da Amazônia

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).