Kremlin.ru - Creative Commons Attribution 4.0 International license.

Durante as cerimônias do Dia da Vitória em Moscou, o presidente russo Vladimir Putin declarou que o mundo está em um momento de mudança e acusou os países ocidentais de iniciar uma guerra contra a Rússia. Em discurso na Praça Vermelha, Putin comparou o atual conflito na Europa à Segunda Guerra Mundial e afirmou que a Rússia resistirá ao terrorismo internacional e defenderá os habitantes do Donbass.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Segundo Putin, a Rússia não possui amigos ou inimigos no Oriente ou no Ocidente e destacou a importância dos esforços dos militares russos. Ele criticou a “ideologia de supremacia defendida pelos dirigentes ocidentais” como criminosa e acusou as elites ocidentais de esquecerem as lições do nazismo, dividir sociedades e provocar conflitos sangrentos.

O presidente russo também mencionou a ofensiva contra a Ucrânia como uma medida para defender a Rússia contra a suposta agressão ocidental. As comemorações do Dia da Vitória marcaram a vitória europeia dos aliados sobre o regime da Alemanha nazista, em 8 de maio de 1945, e são celebradas em 9 de maio nos países sob influência da antiga União Soviética.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).