Durante as cerimônias do Dia da Vitória em Moscou, o presidente russo Vladimir Putin declarou que o mundo está em um momento de mudança e acusou os países ocidentais de iniciar uma guerra contra a Rússia. Em discurso na Praça Vermelha, Putin comparou o atual conflito na Europa à Segunda Guerra Mundial e afirmou que a Rússia resistirá ao terrorismo internacional e defenderá os habitantes do Donbass.
Segundo Putin, a Rússia não possui amigos ou inimigos no Oriente ou no Ocidente e destacou a importância dos esforços dos militares russos. Ele criticou a “ideologia de supremacia defendida pelos dirigentes ocidentais” como criminosa e acusou as elites ocidentais de esquecerem as lições do nazismo, dividir sociedades e provocar conflitos sangrentos.
O presidente russo também mencionou a ofensiva contra a Ucrânia como uma medida para defender a Rússia contra a suposta agressão ocidental. As comemorações do Dia da Vitória marcaram a vitória europeia dos aliados sobre o regime da Alemanha nazista, em 8 de maio de 1945, e são celebradas em 9 de maio nos países sob influência da antiga União Soviética.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias, faça denúncias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395