Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
A Marinha do Brasil (MB) enviou uma Equipe Móvel de Treinamento (EMT) de Fuzileiros Navais à Colômbia para ministrar o Curso de Unidades Militares Ribeirinhas das Nações Unidas (UN-MRU). Realizado de 10 a 19 de janeiro, o curso, coordenado pelo Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav) da MB, visa compartilhar a expertise brasileira em operações sob a égide da ONU, reforçando a cooperação com países vizinhos.
Formação de Multiplicadores de Conhecimento
O curso capacitou 16 fuzileiros colombianos, agora aptos a atuar como multiplicadores no Centro de Treinamento e Capacitação para Operações de Paz (CEPAZ). O Tenente-Coronel Juan Sebastián Salibe, diretor do CEPAZ, destacou a importância do curso para a preparação da Unidade de Infantaria de Marinha colombiana em operações de paz e para a futura certificação do curso pelo CEPAZ junto à ONU.
Compromisso Brasileiro com a Paz Regional
O Adido Naval na Colômbia, Capitão de Mar e Guerra Luiggi Campany, ressaltou o compromisso do Brasil em apoiar os países da região, principalmente a Colômbia, na contribuição para a paz global. O curso, focado na formação de novos instrutores em operações ribeirinhas, reflete a experiência e a capacidade do Brasil em operações desse tipo.
Reconhecimento Internacional dos Fuzileiros Navais Brasileiros
Em 2021, a ONU classificou os Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil como um grupo com “mentalidade expedicionária, móvel e ágil”, destacando-se pelos altos padrões de prontidão operativa, forte comando e controle, elevada moral e disciplina. O curso ministrado pelo CopPazNav reafirma o compromisso da Marinha brasileira com a ONU em fornecer tropas prontas para ação em situações de conflito.
Prontidão e Mobilização da Marinha do Brasil
A Marinha do Brasil está ativamente envolvida no Sistema de Preparação das Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas (UNPCRS), onde se destaca a Companhia de Reação Rápida dos Fuzileiros Navais, detentora da certificação nível 3, o mais alto nível em termos de capacidade de mobilização e prontidão.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395