No dia 17 de maio de 2024, a Marinha do Brasil (MB), por meio do Navio-Patrulha (NPa) “Bracuí”, participou de um exercício operativo na Base Naval de Dégrad Des Cannes, no estuário do Rio Mahury, na Guiana Francesa. Esta ação faz parte da Operação “Caribex 2024”, realizada em parceria com a Marinha da França, com o objetivo de fortalecer os laços de cooperação e ampliar o alcance das operações navais brasileiras.

Exercícios de Abordagem e Adestramento

blank

Durante o exercício, a tripulação do NPa “Bracuí” realizou adestramentos de abordagem a embarcações suspeitas em conjunto com o navio francês Patrouilleurs Antilles Guyane (PAG) “La Confiance”. As atividades incluíram visitas operativas a instalações francesas, como a Base Naval de Dégrad Des Cannes e o Centro Espacial de Kourou. Autoridades militares e civis da Guiana Francesa, incluindo o Comandante das Forças Armadas da França na Guiana Francesa, Major-Brigadeiro do Ar Marc Le Bouil, e o Diretor Geral de Segurança, Regulação e Controles, Jérôme Millet, foram recebidas a bordo do NPa “Bracuí”, reforçando os laços diplomáticos.

Intercâmbio de Conhecimentos

Durante a saída do canal de Caiena, o NPa “Bracuí” abordou o PAG “La Confiance” com seu Grupo de Visita e Inspeção, que inspecionou os compartimentos do navio, interrogou os tripulantes e apreendeu a embarcação, que simulava um barco pesqueiro em atividade ilegal. O Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, Capitão de Mar e Guerra Ondiara Barbosa, destacou a importância dessas interações para a troca de conhecimentos e o estreitamento de laços de cooperação.

Fase em Paramaribo

Após sua partida da Base Naval de Dégrad Des Cannes, o NPa “Bracuí” seguiu para a segunda fase da Operação, que incluirá uma visita operativa a Paramaribo, no Suriname.

Objetivos da Operação “Caribex”

A Operação “Caribex” é realizada anualmente pela Marinha do Brasil e teve início em 6 de maio de 2024, quando o NPa “Bracuí” desatracou da Base Naval de Val de Cães, em Belém (PA). O encerramento está previsto para o dia 8 de junho. Os propósitos da Operação são: contribuir para o adestramento e fiscalização do cumprimento das leis e regulamentos nas Águas Jurisdicionais Brasileiras; realizar ação de presença e estreitamento de laços de cooperação com os países visitados; e exercícios com Marinhas Amigas.

Patrulhas e Intercâmbio Operacional

No decorrer da Operação, serão realizadas patrulhas navais, adestramentos e intercâmbio de conhecimentos operacionais com as Marinhas da França e do Suriname. Essas atividades são fundamentais para a manutenção da prontidão operacional e para o fortalecimento das capacidades de defesa e segurança marítima.