PROFESP do CEFAN recebeu o Certificado do Prêmio na Edição de 2022

O Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, o Pátria Voluntária, trata-se de uma iniciativa da Presidência da República e possui a finalidade de premiar o trabalho de pessoas e entidades públicas e privadas, que realizam trabalho voluntário de relevante interesse social.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Esse programa foi criado em 2019 e tem conseguido ajudar milhares de brasileiros que estão enfrentando dificuldades, contribuído para a transformação de realidades sociais, por meio de ações estruturantes que promovem inclusão, educação, esporte, capacitação profissional, apoio psicológico, civismo, cultura e recreação.

Os objetivos do Prêmio Nacional de Incentivo ao Voluntariado 2022 foram reconhecer e premiar iniciativas que por meio do engajamento de voluntários tenham contribuído com a ajuda humanitária e/ou a transformação social de regiões e/ou grupos vulneráveis; e fortalecer o voluntariado pelo compartilhamento e divulgação de boas práticas.

A edição de 2022 foi organizada em quatro categorias: voluntariado nas organizações da sociedade civil; voluntariado no setor público; voluntariado empresarial e indivíduos voluntários (pessoa física).

Entre os critérios de avaliação estavam o incentivo ao voluntariado; impacto transformador no público beneficiado; quantitativo de público beneficiado diretamente com a iniciativa durante os últimos 12 meses; sustentabilidade da iniciativa; e inovação social.

O Programa Forças no Esporte (PROFESP) do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) conquistou o prêmio Voluntariado – Edição 2022 com a maior pontuação nacional na categoria relativa ao setor público.

O PROFESP busca promover a valorização da pessoa, reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania, a inclusão e a integração social dos beneficiados por meio do acesso à prática de atividades esportivas e físicas saudáveis e de atividades socialmente inclusivas.

O PROFESP do CEFAN atende 570 crianças e adolescentes que residem em comunidades localizadas no entorno do Complexo Naval da Avenida Brasil. Possui como parceiros: a Pastoral do Menor da Arquidiocese do Rio de Janeiro; a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) e o Itanhangá Golf Club.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).