Rio de Janeiro (RJ) – Na manhã do dia 16 de novembro, o Comando Militar do Leste (CML) e o Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) realizaram a solenidade de comemoração aos 133 anos da República que ocorreu no Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Prestigiaram o evento Comandante Militar do Leste, General de Exército André Luiz Novaes Miranda, General de Exército Flávio Marcus Lancia Barbosa, Chefe do DECEx, Chefe do Escritório de Representação do Itamaraty no Rio de Janeiro, Embaixadora Márcia Maro da Silva, Comandante do 1º Distrito Naval, Vice-Almirante Eduardo Machado Vazquez, Chefe de Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, General de Divisão Robson Santana de Carvalho, Comandante da 1ª Região Militar, General de Divisão Luiz Fernando Estorilho Baganha, Comandante da Escola Superior de Guerra, General de Divisão Adilson Carlos Katibe, Vice-Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Divisão Maurílio Miranda Netto Ribeiro, Diretor de Educação Superior Militar, General de Divisão Ricardo Piai Carmona, Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, General de Brigada Luciano Antonio Sibinel, além de outros oficiais-generais, autoridade militares da ativa e da reserva, de convidados e de estudantes da Fundação Osório, Escola Estadual Mato Grosso e Escola Municipal Castelnuovo.

Para relembrar esse marco, o Comandante do CML, General Novaes e o Chefe do DECEx, General Lancia, posicionaram uma corbelha de flores no busto do Marechal Deodoro da Fonseca, após a leitura do texto alusivo à Proclamação da República. Em seguida, tropas de diversas organizações militares da Guarnição do Rio de Janeiro desfilaram em homenagem à data. À frente da tropa, estava um militar caracterizado de Deodoro da Fonseca, rememorando o momento histórico em que o Marechal montou em seu cavalo e levantou seu chapéu e bradou o grito “Viva a República!”, declarando o início de um novo regime político no país.

O evento consagrou um momento cívico de grande importância para a sociedade brasileira. Após a formatura, ocorreram visitas guiadas para os estudantes das escolas presentes no Museu Histórico do Exército e nas dependências do Forte de Copacabana.

Fonte: Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Excército

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).