A Marinha do Brasil iniciou as inscrições para o Processo Seletivo de ingresso no Serviço Militar Voluntário de Oficiais Temporários (SMV-RM2), com 410 vagas disponíveis. O prazo para inscrições vai até o dia 7 de dezembro de 2023, e elas podem ser feitas nos sites dos Distritos Navais, com uma taxa de inscrição de R$ 140. As vagas estão distribuídas em cinco áreas principais: Saúde, Apoio à Saúde, Técnica, Técnica-Magistério e Engenharia.

Requisitos e Progressão na Carreira

Os candidatos de ambos os sexos, com idade até 41 anos e nível superior completo, podem se inscrever. A previsão é que os selecionados, inicialmente como Guardas-Marinha, atinjam o posto de Segundo-Tenente seis meses após a incorporação e, posteriormente, o posto de Primeiro-Tenente em outros seis meses.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Processo de Inscrição e Disciplinas da Prova Objetiva

Os interessados devem acessar os links fornecidos para cada Distrito Naval correspondente ao seu estado ou ao qual desejam concorrer. As disciplinas cobradas na Prova Objetiva incluem Língua Portuguesa e Formação Militar Naval.

Requisitos de Ingresso e Material de Estudo

Os principais requisitos de ingresso são ser brasileiro nato, ter mais de 18 e menos de 41 anos de idade na data da incorporação, possuir bons antecedentes de conduta, ter concluído o curso relativo à habilitação profissional concorrida, e estar em dia com obrigações eleitorais. O Aviso de Convocação para cada Distrito Naval contém a bibliografia para estudo, e os candidatos também podem acessar provas e gabaritos anteriores para preparação.

Etapas do Processo Seletivo

O processo seletivo é composto por várias etapas: Prova Objetiva, Verificação de Dados Biográficos e Documental, Inspeção de Saúde, Teste de Aptidão Física de Ingresso, Prova de Títulos, Designação à incorporação e Incorporação.

Acesse um dos links abaixo e escolha o Distrito Naval correspondente ao seu estado, ou para o qual quer concorrer. Lá, você pode conferir o quantitativo de profissões e vagas, bem como os links para inscrição e acesso ao edital completo de seu Distrito de referência.

foto1concurso

1º DN (RJ, ES e MG) https://www.marinha.mil.br/com1dn/smv/smv-sup-areas-resumo (186 vagas)

2º DN (BA, SE e MG) https://www.marinha.mil.br/com2dn/srd/servico-militar/servico-militar-voluntario-para-oficiais (31 vagas)

3º DN (RN, PB, AL, PE, CE) https://www.marinha.mil.br/com3dn/smv-sup-areas-resumo (40 vagas)

4º DN (PA, AP, MA, PI) https://www.marinha.mil.br/com4dn/smv (16 vagas)

5º DN (RS, SC) https://www.marinha.mil.br/com5dn/servi%C3%A7omilitar (17 vagas)

6º DN (MT e MS) https://www.marinha.mil.br/com6dn/SMV_Oficiais_2024 (7 vagas)

7º DN (DF, TO e GO) https://www.marinha.mil.br/com7dn/smv-superior (36 vagas)

8º DN (SP, PR e MG) https://www.marinha.mil.br/com8dn/?q=smv-oficiais (57 vagas)

9º DN (RO, AC, AM e RR) https://www.marinha.mil.br/com9dn/svm_demaisareas_medicos (20 vagas)

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).