Tefé (AM) – Nos dias 1º e 2 de outubro, uma equipe formada por professores tutores e alunos do Pólo de Ensino à Distância do Colégio Militar de Manaus na Guarnição de Tefé participou do NASA International Space Apps Challenge. Conhecido como o maior Hackaton mundial, a competição inspira as comunidades locais a se unirem, pensarem intensamente e criarem soluções para problemas importantes e prementes da Terra e do espaço, expostos através de 23 desafios propostos pela Equipe Organizadora Global da NASA.

O time Sepé-Tiarajú, como ficou conhecido, integrou as equipes organizadas pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Tefé. Seu trabalho foi direcionado para a solução do desafio “O que as mudanças climáticas afetam você?”.

As ações se desenvolveram com base em uma pesquisa de campo na comunidade indígena “Nova Esperança Barreira de Baixo”, com grande colaboração dos líderes locais. No último dia 2 foi realizada uma apresentação local do trabalho desenvolvido e a entrega online à arbitragem do desafio.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fonte: Comando da 16ª Brigada de Infantaria de Selva

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).