A Agência Fluvial de Penedo (AgPenedo), em colaboração com a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Alagoas, realizou uma oficina de preparação para emergências e desastres em 24 e 25 de outubro, na região dos Cânions do São Francisco, em Piranhas-AL. O evento teve como objetivo capacitar as tripulações das embarcações de turismo náutico para responder eficazmente em situações de emergência.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Temas Abordados no Treinamento

O treinamento incluiu palestras sobre diversos temas cruciais para a segurança na navegação, como a Segurança do Tráfego Aquaviário, navegação segura conectada (NAVSEG), Sobrevivência no Mar e Primeiros Socorros. Esses temas são fundamentais para o conhecimento e a preparação das equipes de embarcações turísticas.

Exercícios Práticos e Troca de Experiências

02 sobrevivencia na agua com aparelho flutuante

A oficina também envolveu exercícios práticos, focando em procedimentos de combate a incêndio, abandono de embarcação, resgate aquático de vítimas de afogamento e atendimento a politraumatismos decorrentes de acidentes. Essas atividades práticas foram essenciais para a troca de experiências entre diferentes agências e para a identificação de oportunidades de melhorias nas práticas atuais.

Fortalecimento da Segurança e Prevenção

A realização da oficina é um passo importante para fortalecer a segurança da navegação, a prevenção de poluição hídrica e a salvaguarda da vida humana na região dos Cânions do São Francisco. A iniciativa representa um esforço conjunto para aumentar a capacidade de resposta a emergências e desastres em um dos principais destinos turísticos náuticos do Brasil.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).