Na primeira semana de dezembro, os Navios-Patrulha “Guaratuba” e “Gravataí”, sediados no Comando do 2º Distrito Naval, realizaram operações aéreas com a Aeronave UH-12B, “Águia 85”,em proveito da qualificação dos alunos do Curso Expedito de Equipe de Manobra e Crache (C-EXP-EQMAN-A), e manutenção da qualificação das equipes dos navios.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

As operações aéreas foram realizadas na área de exercício da Baía de Todos os Santos/BA e contaram com o apoio do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1) e do Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral de Oliveira (CIAAN).

A Equipe de Manobra e Crache é responsável por apoiar e garantir a segurança das operações aeronavais. A capacidade de operar com aeronaves de asa rotativa incrementa versatilidade ao emprego dos Navios em Operações de Busca e Salvamento e ações de Patrulha Naval na área de jurisdição do Com2°DN.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).