Assunção (Paraguai) – No período de 6 a 10 de fevereiro, ocorreu a apresentação de seis novos subtenentes e sargentos monitores da Cooperação Militar Brasileira no Paraguai (CMBP). A semana marcou também a despedida dos antigos monitores que prestaram serviços nos diversos cursos de capacitação e atividades de ensino do Exército Paraguaio durante um ano.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os militares brasileiros foram nomeados para a Escola de Engenharia (ESCINGE), Escola de Comunicações (ESCOME), Centro de Entrenamiento Conjunto de Operaciones de Paz (CECOPAZ), Colégio Militar de Sub Oficiales do Exército (COMISOE), Instituto Técnico Superior de Mecânico de Automovel (ITSMA) e Escola de Artilharia (ESCARTE).

A CMBP iniciou suas atividades nesta Nação Amiga em 1996 e é herdeira da antiga Missão Militar Brasileira de Instrução no Paraguai (MMBIP), que funcionou no período de 1942 a 1994. Seu propósito é promover a cooperação militar com fins científicos, culturais, tecnológicos e de aperfeiçoamento profissional junto ao Exército do Paraguai.

Fonte: CMBP

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).