A CAPES e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) já contam com 89.059 inscritos nos cinco cursos on-line ofertados em conjunto pela Fundação e pela instituição de ensino. As inscrições são gratuitas e seguem abertas (veja aqui).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O curso Como Produzir Videoaulas ensina técnicas básicas para produção de aulas em vídeo e conta com 25.003 participantes. Já o de Mediação em EaD tem 17.126 alunos e versa sobre o trabalho da tutoria na educação a distância (EaD). Outras 25.003 pessoas participam das aulas de Desenho Didático para o Ensino On-line, nas quais são apresentados os aspectos básicos do planejamento para o ensino mediado por tecnologias.

Com 9.406 inscritos, o curso Multimeios em Educação apresenta as possibilidades que o uso de novas e diversas mídias oferecem na construção de estratégias de aprendizagem para diversos contextos. Por fim, Psicologia da Educação tem 14.992 participantes e volta-se para o estudo científico proporcionado pela Psicologia aplicada à educação.

Os cursos foram pensados para que os profissionais se preparem para trabalhar com ferramentas on-line, tanto durante a pandemia de COVID-19, como no retorno às aulas presenciais. A CAPES e a UEMA firmaram a parceria em novembro, com a oferta de 300 mil vagas para a capacitação de professores da educação básica e estudantes de licenciatura.

Por Redação CCS/CAPES

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).