Participantes durante o circuito funcional, realizado no Campo de Esportes

Ressaltando a campanha do Outubro Rosa, o Campo de Esportes da Base Naval do Rio de Janeiro recebeu cerca de 30 militares do sexo feminino para transmitir informações sobre a prevenção do câncer de mama e realizar, com a equipe de educação física, um circuito funcional, nos dias 21 e 22 de outubro. Já no dia 27, houve avaliação física na academia da Base. A iniciativa ocorreu em parceria com a Unidade Médica da Esquadra (UMEsq).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Logo no início, houve uma explanação sobre a importância da prevenção da doença, exames e serviços disponibilizados pela Marinha para esse fim, realizada pela Primeiro-Tenente (Md) Nathali Nathalia Dias Brandão, da UMEsq. Em seguida, as militares praticaram exercícios como corrida, abdominais, flexões e agachamentos, com a orientação e supervisão da equipe do Departamento de Educação Física da Base Naval, sob a responsabilidade da Primeiro-Tenente (RM2-T) Tatiane Domingos Vieira. “A adesão foi boa e o evento atendeu ao seu objetivo, que foi alertar este público para a prevenção do câncer de mama, a importância do autocuidado com a saúde e da busca da prática regular de exercícios físicos”, disse.

O dia 27 foi reservado à avaliação física, na academia, que servirá de base para um planejamento individual de treino. “Achei muito legal a organização militar ter trazido essa conscientização sobre a importância do exercício físico para a saúde. Pretendo continuar, pois acredito que essa prática é benéfica tanto para a saúde física, quanto mental”, contou a Terceiro-Sargento Luciane Terra Vergas da Costa, que foi uma das participantes.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).