A Escola Superior de Guerra (ESG) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) realizaram a solenidade de abertura do III Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa, na última quinta-feira, 2 de julho. A solenidade marcou o início de oito semanas de programação 100% on-line, que tratará de Defesa, Infraestrutura, Desenvolvimento e as perspectivas para o cenário pós-pandemia.

WhatsAppImage20200702at19.54.57Copia22

A abertura do evento foi realizada pelo Comandante da ESG, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, e contou com a presença do Subcomandante da Escola, Major-Brigadeiro do Ar Leonidas de Araújo Medeiros Junior, e o Diretor do Campus Rio e Assistente Militar do Exército na ESG, General de Brigada Marco Antônio Martin da Silva.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Em suas palavras iniciais, o Comandante da ESG ressaltou a importância do desenvolvimento do estudo de temas importantes e de interesse da Defesa Nacional, além de destacar a ligação do setor produtivo catarinense com o Programa Classe Tamandaré da Marinha do Brasil, marco do desenvolvimento tecnológico regional e nacional.

Pela FIESC, participaram o Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, senhor Mário Cezar de Aguiar; o Coordenador do Escritório do Sistema Defesa, Indústria e Academia de Inovação de Santa Catarina, General de Exército Adhemar da Costa Machado Filho; o Secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade do Estado de Santa Catarina, senhor Thiago Augusto Vieira, representando o Governador de Santa Catarina, senhor Carlos Moisés da Silva; e o Presidente do Comitê da Indústria de Defesa da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, senhor Cesar Augusto Olsen.

Ao fazer uso da palavra, o Presidente da FIESC salientou a sinergia estratégica que o Ciclo de Estudos proporciona: ”As oportunidades de interação entre a Defesa, a Indústria e a Academia são necessárias para promover transformações sociais e econômicas no país”, afirmou.

Além de integrantes da FIESC e da ESG, o Ciclo também conta com a participação das Federações das Indústrias dos Estados da Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Tocantins.

Após a solenidade de abertura, ocorreu a Aula Magna do III Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa, com a exposição do Professor Doutor Luis Bittencourt, integrante do William J Perry Center for Hemispheric Defense Studies, dos Estados Unidos, abordando o tema “O Papel da Estratégia e da Inteligência Empresarial para o Desenvolvimento Regional”.

Fonte: ESG

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).