A Força Aérea Brasileira (FAB) anuncia a abertura de 207 vagas em cinco áreas de especialização, englobando 41 profissões de nível superior, através dos Cursos de Adaptação de Médicos (CAMAR), Dentistas (CADAR), Farmacêuticos (CAFAR), Oficiais Engenheiros (EAOEAR), e de Instrução e Adaptação para Capelães (EIAC) da Aeronáutica para o ano de 2025. Esta iniciativa representa uma rara e valiosa chance para profissionais de saúde, engenharia e religião integrarem as fileiras da FAB, contribuindo com suas habilidades e conhecimentos em um ambiente desafiador e enriquecedor.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Detalhes do Processo Seletivo

As inscrições estão abertas do dia 08 de fevereiro até o dia 11 de março de 2024, realizadas exclusivamente pelo site oficial da FAB, com uma taxa de inscrição estabelecida em R$ 150,00. Os exames escritos estão programados para o dia 16 de junho de 2024, marcando a primeira etapa de um processo seletivo rigoroso que visa selecionar os melhores candidatos para servir no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Lagoa Santa (MG).

Critérios de Elegibilidade

Candidatos interessados nas vagas de Médicos, Dentistas, Engenheiros e Farmacêuticos não devem completar 36 anos até 31 de dezembro de 2025. Para os candidatos ao Estágio de Instrução e Adaptação para Capelães, a idade permitida varia entre 30 e 40 anos até a mesma data. Esses critérios visam assegurar que os profissionais selecionados possam atender às exigências físicas e intelectuais dos cargos, além de contribuir com experiência e maturidade para as missões da FAB.

Uma Carreira de Prestígio na Defesa Nacional

Além de representar uma oportunidade de carreira única no serviço público, a integração na FAB oferece aos profissionais uma chance de desenvolvimento pessoal e profissional incomparável. Servir na Força Aérea não apenas permite a aplicação prática de conhecimentos técnicos e especializados em prol da defesa nacional, mas também promove um sentido de camaradagem, disciplina e honra.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).