Localizado em Santo Ângelo (RS), o 1º Batalhão de Comunicações (1º B Com), também conhecido como “Batalhão General Mário da Silva Miranda”, realizou uma operação de grande importância entre os dias 25 de setembro e 02 de outubro. Nomeada de Operação Trovão III, a missão teve como principal objetivo testar os novos equipamentos adquiridos recentemente. Estes dispositivos são destinados a aprimorar a Malha Nodal do Sistema de Comunicações de Área da 3ª Divisão de Exército (3ª DE).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Características dos Novos Equipamentos

Dentre os aspectos mais notáveis dos novos equipamentos, três pontos se destacam:

  • Alta capacidade de transmissão: Os dispositivos conseguem transmitir dados a uma taxa superior a 500 Mbps, garantindo uma comunicação mais rápida e eficiente.
  • Rapidez no desdobramento: Em situações de necessidade, os equipamentos podem ser desdobrados e estabelecer um enlace em até 30 minutos.
  • Integração avançada: Os novos equipamentos são compatíveis com outros dispositivos rádio, como os que utilizam o protocolo P25. Através de uma interface integradora, conhecida como motobridge, é possível conectar a Malha Nodal ao Sistema Rádio Digital Troncalizado, que já é amplamente utilizado no Exército Brasileiro.

Benefícios para o Exército Brasileiro

Os equipamentos recém-adquiridos pelo 1º B Com representam um salto tecnológico para o Exército. Eles oferecem flexibilidade, continuidade e alta capacidade de transmissão. Além disso, são fáceis de operar e podem ser integrados a outros dispositivos já em uso pelo Exército. Isso inclui a rede de dados corporativa e a rede metropolitana, garantindo uma comunicação mais abrangente e eficaz. Com essas novas aquisições, o Exército Brasileiro reforça seu compromisso com a modernização e a eficiência, buscando sempre oferecer o melhor em termos de comunicação e segurança.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).