De cima, durante um sobrevoo, o Comandante Militar do Sul, General Hertz, teve uma visão privilegiada da movimentação da Operação Paraná III. Nesta terça-feira (10), ele passou pelo município de Medianeira e pela localidade de Moreninha, ambos na região oeste do Paraná. Durante esse percurso, foi possível acompanhar o Destacamento Logístico e a Escolta de um Comboio Humanitário.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Impressões em Solo

imagem 2023 08 16 104416608

Já em solo, acompanhado do Comandante da 5ª Divisão de Exército, General Vendramin, e do Comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, General Américo, o General Hertz esteve no Centro de Operações do Comando da Força-Tarefa empregada na Operação. Lá, ele pôde conhecer os problemas simulados que já ocorreram, como deslizamentos, resgates, patrulhas e acidentes. “A minha impressão é muito positiva do trabalho conduzido pela 5ª Divisão de Exército, em particular a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada. Realmente a simulação das atividades, dos eventos, estão muito próximos da realidade, o que impressiona bastante. Estão todos de parabéns”, disse General Hertz.

Interação Internacional e Preparo para Desabrigados

imagem 2023 08 16 104515440

O Comandante Militar do Sul também teve a oportunidade de conversar com militares estrangeiros e conhecer estruturas montadas para receber desabrigados, como, por exemplo, o Campo de Deslocados Urbanos.

Hospital de Campanha: Uma Parceria com os EUA

imagem 2023 08 16 104454603

Por fim, o General Hertz esteve no Hospital de Campanha (H Camp), operado em integração com militares do Exército dos Estados Unidos. No local, o Comandante acompanhou uma demonstração da chegada de feridos na viatura blindada Guarani, equipada especialmente para o transporte de pacientes. Na parte interna do H Camp, foi demonstrado o atendimento aos feridos, com curativos, medicações e até a simulação de uma cirurgia.

imagem 2023 08 16 104605496

O exercício é considerado inédito, devido à quantidade de participantes e meios envolvidos. “É uma oportunidade profissional muito grande para os nossos militares, não só pelo aprendizado, mas também pela experiência. Fica comprovado que o Exército Brasileiro está muito bem equipado. Nossas tropas estão se adestrando e, caso haja um chamamento da população brasileira ou internacional, estaremos rapidamente em condições para apresentar uma resposta à solicitação”, finaliza o General Hertz. O Comandante Militar do Sul acompanha a Operação Paraná III, no terreno, até sexta-feira (18), junto ao Comandante do Exército Brasileiro, General Tomás.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).