Operação Gota: Militares levam vacinas a comunidades indígenas e isoladas na Amazônia

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
Entre 14 de abril e 7 de maio, o 1º Pelotão Especial de Fronteira participou da Operação Gota, uma força-tarefa voltada à vacinação dos povos indígenas e populações em áreas de difícil acesso geográfico na Amazônia. A campanha resultou na distribuição de mais de 18 mil vacinas a essas comunidades.
Atendimento a diversas etnias e comunidades Os militares do Exército percorreram mais de 100 comunidades indígenas do extremo noroeste da Amazônia, atendendo às etnias Tukano, Tariano, Hupda, Baniwa, Cubeo, Kuripaco, Dessano e Hanano. A vacinação também beneficiou diversas comunidades residentes de áreas ribeirinhas e quilombolas.
Cobertura do calendário nacional de vacinação O principal objetivo da campanha é garantir a cobertura do calendário nacional de vacinação para as populações isoladas da Amazônia. Foram aplicadas vacinas como BCG, Hepatite B, Hepatite, Pentavalente, Vip (poliomielite), DTP, Meningocócica C, Meningocócica ACWY, Pneumocócica 10, Influenza, COVID-19, Antirrábica Humana, Rota vírus, HPV, Varicela, Febre amarela e Tríplice Viral.
Parceria entre Ministério da Defesa e secretarias A Operação Gota foi desenvolvida por meio de parceria entre o Ministério da Defesa, a Secretaria de Saúde Indígena e a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. Essa cooperação possibilitou a realização de uma ação coordenada e eficiente para levar vacinas às populações mais vulneráveis e isoladas na Amazônia.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395