No dia 5 de novembro de 2023, uma cena impressionante se desenrolou no Campo de Pólo da Escola de Sargentos das Armas (ESA) em Três Corações (MG). Cerca de 1500 militares se reuniram para o Apronto Operacional da Manobra Escolar 2023, um evento coordenado pela Diretoria de Educação Técnica Militar (DETMil). Mas o que exatamente é o Apronto Operacional e o que essa operação envolve?

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Preparando para o Combate

Imagem do WhatsApp de 2023 11 05 as 18.32.04 cba2f4ee

O Apronto Operacional (AprOp) é a condição de preparo em que uma Organização Militar terrestre está pronta para ser empregada em missão de combate, com todo o seu equipamento, armamento, viaturas, munição, suprimentos e demais fardos de material. É uma etapa crucial para garantir que as tropas estejam em sua melhor forma para enfrentar desafios reais.

A Manobra Escolar

A Operação Gavião Carcará faz parte da Manobra Escolar, um exercício que acontece em um contexto fictício. Neste cenário, a 55ª Brigada de Infantaria Mecanizada (55ª Bda Inf Mec), Brigada Max Wolf, tem a missão de realizar uma marcha para o combate, estabelecer contato com o inimigo e conquistar e manter a região de altura de repetidoras, apoiando a 15ª Divisão de Exército (15ª DE), Divisão Carcará, na retomada do Pontal do CIGMAL. Este é um exercício complexo que envolve centenas de militares e uma grande quantidade de recursos.

Integração e Preparação

Imagem do WhatsApp de 2023 11 05 as 18.32.05 868be333

A Manobra Escolar 2023 envolve não apenas a ESA, mas também a Escola de Sargentos de Logística (EsSLog), o Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO), a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e a Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx). Além disso, são empregadas 120 viaturas, 14 blindados e 3 aeronaves de asas rotativas, bem como pessoal e material de 17 Organizações Militares do Exército Brasileiro.

A Preparação para a Defesa da Pátria

O General de Brigada Reinaldo Salgado Beato, Comandante da ESA, enfatizou a importância da Manobra Escolar ao afirmar que “é uma oportunidade ímpar de as Escolas de Formação do Exército operarem de maneira integrada, com todas as funções de combate, em uma operação que vai ao encontro de nossa principal missão constitucional que é a de nos prepararmos para a defesa da Pátria.”

Conclusão da Formação

A Manobra Escolar não é apenas um exercício militar, mas também marca a conclusão da formação dos futuros Sargentos do Exército Brasileiro. É um momento de integração, treinamento e preparação para desafios futuros.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).