Corveta “Caboclo” escolta embarcação apreendida com carga contrabandeada

Em 15 de março, em operação conjunta com a Polícia Federal, a Corveta “Caboclo”, meio naval subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste (ComGPNEST), apreendeu, em alto-mar na costa da Bahia, uma embarcação de nome “Gato”, que transportava uma carga de contrabando de cigarro estimada em, aproximadamente, 90 toneladas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Embarcados na Corveta “Caboclo”, policiais federais do Núcleo Especial de Polícia Marítima escoltaram a embarcação até o Porto de Salvador, chegando ao local na manhã do dia 16 de março.

No interior da embarcação, encontrava-se uma tripulação de seis pessoas, que foram conduzidas para a Superintendência Regional da Polícia Federal, na Bahia, para prestar esclarecimentos.

ruruyh3wtsrgduhjt75h4gterg
Militares da Marinha apoiam Polícia Federal no descarregamento dos cigarros contrabandeados

A ação, que também contou com o apoio da Força Aérea Brasileira, por meio de esclarecimento aéreo, foi realizada dentro do escopo da Operação “Ágata”, demonstrando a importância da interação da Marinha e outros órgãos para o monitoramento e controle dos 5,7 milhões de quilômetros quadrados de águas jurisdicionais brasileiras, que compõem a Amazônia Azul.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).