Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
Durante o carnaval de 2024, de 8 a 13 de fevereiro, Salvador se transforma na maior festa de rua do mundo, recebendo mais de 1 milhão de turistas, segundo estimativas da Prefeitura da capital baiana. A Marinha do Brasil (MB), atenta à movimentação intensa não só em terra mas também no mar, especialmente nas áreas próximas aos circuitos carnavalescos, como o circuito Barra-Ondina, intensifica suas ações de fiscalização através da Operação “Carnaval”.
Fiscalização na Água
A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), junto às delegacias em Ilhéus e Porto Seguro, desdobrará cerca de 300 militares, 36 embarcações, incluindo lanchas e motos aquáticas, e 25 viaturas, numa ação concertada para assegurar a navegação segura. O reforço nas ações de fiscalização visa coibir práticas irregulares e garantir o cumprimento das normas de segurança, em um período que registra aumento no tráfego de embarcações, como lanchas e motos aquáticas.
Cooperação e Planejamento Estratégico
A operação evidencia uma cooperação efetiva entre a Marinha e outros órgãos de segurança pública, estaduais e municipais, e o setor privado, como marinas e clubes náuticos. Com a Bahia Marina alertando sobre a necessidade de revisão e equipamento das embarcações, e o lançamento do aplicativo NAVSEG pela Marinha, visa-se um planejamento estratégico abrangente que assegure a cobertura de uma área litorânea extensa, não somente em Salvador mas em todo o estado.
Impacto Positivo e Segurança Pública
A presença reforçada da Marinha durante o carnaval é bem recebida por moradores e visitantes, como evidenciado pelas declarações de estudantes e administradores locais, que veem nessa ação uma contribuição significativa para a segurança pública. A operação não só ordena o tráfego marítimo mas também promove a conscientização sobre a importância de navegar com segurança, cumprindo com as normas estabelecidas.
Serviço de Emergência e Recomendações
Além da fiscalização, a Marinha disponibiliza o SALVAMAR LESTE, um serviço de busca e salvamento operado 24 horas, acessível pelo número de emergência 185, reforçando a infraestrutura de segurança para atendimento em casos de emergência no mar ou em rios.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395