Em uma notável demonstração de cooperação e intercâmbio militar, o Comando de Operações Terrestres (COTER) recebeu, no dia 1º de junho, uma visita especial da Escola Superior de Guerra do México. A instituição mexicana está realizando uma viagem de estudos no Brasil entre 30 de maio e 9 de junho de 2023, com paradas nas cidades de Brasília, São José dos Campos (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Comitiva Mexicana em Brasília

A comitiva, composta por 67 oficiais, instrutores e alunos do Curso de Estado-Maior, foi liderada pelo Coronel José Luis García Rosas e teve a companhia do Coronel Cesar Roman Vargas, Adjunto do Adido Militar do México no Brasil. O grupo foi recebido no Quartel-General do Exército, onde realizou uma visita ao Salão Guararapes antes de seguir para conhecer o Comando de Operações Terrestres.

Conhecendo o Comando de Operações Terrestres

A visita ao COTER envolveu uma apresentação sobre o órgão, expondo sua missão, organização e principais atividades como Órgão de Direção Operacional do Exército Brasileiro. Em seguida, a comitiva mexicana teve a oportunidade de visitar o Espaço de Trabalho e Interativo de Doutrina e o Centro de Comando e Controle da Força Terrestre.

Cooperação Internacional

A visita da Escola Superior de Guerra do México ressalta a importância da cooperação e intercâmbio internacional no campo militar. Essas ações fortalecem os laços entre as nações, promovem o compartilhamento de conhecimento e práticas e contribuem para a eficácia das operações militares em todo o mundo.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).