Em pé, da esquerda para a direita: tenente Carlos Pinto da Silva, Major Olívio Gondim de Uzêda (comandante do 1o Regimento), Giovannengelo Rizzo e outro soldado não identificado. Agachados: 2o Tenente Paulo Campos Paiva e Subtenente Mauro. Ah, e tem o mascote deles ali também! Todos são do 1o Regimento de Infantaria no inverno de 1944-45. Foto da foto disponível no Museu do Expedicionário de Curitiba/PR

Durante a Segunda Guerra Mundial, os soldados da Força Expedicionária Brasileira (FEB) passaram o Natal longe de suas famílias e do Brasil, lutando na Europa. A FEB foi enviada para a Itália em 1943 e participou de várias campanhas na região, incluindo a Batalha de Monte Castello e a Batalha de Collecchio.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os soldados da FEB fizeram o melhor para celebrar o Natal da maneira mais alegre possível, considerando as circunstâncias. Eles receberam presentes e cartões de Natal da família e amigos no Brasil, o que ajudou a animá-los. Alguns soldados também receberam presentes dos habitantes locais, que os tratavam com muito carinho e respeito.

Alguns soldados da FEB também participaram de missas de Natal e outras celebrações religiosas, e alguns foram convidados para jantares de Natal pelos habitantes locais. No entanto, para muitos soldados, o Natal na guerra foi um momento de tristeza e saudade de suas famílias e do Brasil. Apesar disso, eles continuaram lutando com coragem e determinação, sabendo que estavam defendendo seu país e a causa dos Aliados.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).