Imagem: Sd R. Menezes

O Comando Militar do Leste (CML), no dia 17 de novembro, foi agraciado com o prêmio CREA-RJ Meio Ambiente 2020. Destacando ações de preservação de extensas áreas de interesse ambiental no Rio de Janeiro, além de possibilitar a futuras gerações conhecimentos naturais sobre o bioma da região, o CML recebeu a homenagem por videoconferência, realizada no Centro de Coordenação de Operações (CCOp).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Representando o CML, o Comandante da 1ª Região Militar, General de Divisão André Luiz Silveira, ressaltou o orgulho de receber esse prêmio. Rememorou na mesma oportunidade, que: “a época do império, na missão das Forças Armadas, já se incluía a proteção ao meio ambiente”. E completando, comentou: “Nossas escolas de formação já apresentam em seu currículo o assunto Meio Ambiente. Nossos jovens oriundos do serviço militar obrigatório, em torno de 80 mil recrutas, são treinados e orientados no tema preservação, reforçando a conscientização de caráter individual e institucional”. Ainda em seu agradecimento, finalizou citando a Diretoria de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente (DPIMA), órgão de apoio técnico-normativo-consultivo que tem por finalidade superintender as atividades de âmbito nacional, relacionadas ao considerado tema estratégico para o Exército.

Acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior do CML, General de Brigada Eduardo Tavares Martins e do Chefe da Assessoria de Relações Institucionais, o General Silveira parabenizou aos premiados e, em nome do presidente do CREA-RJ, Luiz Antonio Cosenza, cumprimentou a banca do Conselho.

O prêmio

O Prêmio CREA-RJ de Meio Ambiente é concedido anualmente com o objetivo de expressar reconhecimento às personalidades ou instituições e entidades que tenham se distinguido por suas posições, ações e projetos na luta pela preservação, defesa e/ou conservação na área da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia, preferencialmente em ações no estado do Rio de Janeiro.

A iniciativa permite a identificação de valores morais e éticos que contribuíram ou venham a contribuir com a melhoria da qualidade de vida e de comportamentos que serviram ou poderão servir de exemplo e nortear ações de indivíduos e organizações. (Fonte: CREA-RJ)

 

Fonte: CML
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).