Entre os dias 8 e 15 de março de 2021, foi desencadeada a Operação Neblina, exercício no terreno da Brigada de Infantaria Pára-quedista, com o objetivo de instruir os militares no emprego em operações básicas e complementares na defesa da Pátria.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O 8º Grupo de Artilharia de Campanha Pára-quedista, Grupo Aeroterrestre, foi responsável por apresentar aspectos relacionados à função de combate fogos, bem como elucidar o trabalho desenvolvido pela artilharia de campanha no contexto do apoio de fogo. Para cumprir seu objetivo, o Grupo estruturou um posto de observação em um ponto alto para um conhecimento mais abrangente do terreno (giro do horizonte), com posterior explicação sobre as tarefas realizadas pela Artilharia de Campanha e uma demonstração do cumprimento de missões de tiro.

Fonte: 8º GAC Pqdt
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).