A Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A – NUCLEP sediou, em sua fábrica em Itaguaí, Rio de Janeiro, a 165ª Reunião do Fórum Nacional de Gestão da Ética nas Empresas Estatais. O evento, realizado no dia 24 de novembro, reuniu presidentes e representantes de várias estatais, como BNDES, DATAPREV, Banco do Brasil, Petrobrás, entre outras.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Abertura e Foco no Desenvolvimento Ético

IMG 20231124 WA0184

O presidente da NUCLEP, Carlos Henrique Silva Seixas, enfatizou na abertura a relevância do encontro para fomentar o conhecimento sobre ética e discutir questões como conflito de interesses e assédio moral. Ele destacou o papel preventivo da Comissão de Ética da NUCLEP na promoção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Contribuições de Líderes e Especialistas

O Coordenador do Fórum Nacional de Gestão da Ética e Ouvidor do BNDES, Leandro Alberto Torres Ravache, e Luciana de Almeida Toldo da SEST, também abordaram a importância da integração e troca de experiências entre empresas estatais para transformar ambientes corporativos.

Palestras e Visitas Guiadas

A reunião incluiu uma palestra de Leandro Alberto Torres Ravache sobre a interconexão entre comissões de ética, corregedorias, ouvidorias e governança. Além disso, os participantes realizaram uma visita guiada pelo piso fabril da NUCLEP, conhecendo a capacidade operacional da empresa. Uma palestra sobre racismo estrutural também foi ministrada por Daniel Alves, em alusão ao mês da Consciência Negra.

Troca de Experiências

IMG 20231124 WA0187

O evento encerrou com ênfase na relevância do Fórum para o fortalecimento da ética nas estatais e na contribuição de cada comissão para alinhar valores éticos na cultura corporativa. Rosângela Paes, Presidente da Comissão de Ética da NUCLEP, destacou a ética como um valor intrínseco a todos os envolvidos.

Sobre o Fórum

O Fórum Nacional de Gestão da Ética nas Empresas Estatais conta com o apoio institucional da Comissão de Ética Pública do Poder Executivo Federal (CEP). As 15 empresas partícipes formalizaram Acordo de Cooperação Técnica e Financeira, regido pela Lei nº 8.666/93, pela Lei nº 13.303/2016 e pelo Decreto nº 2.745/98. No Acordo estão definidas as regras de funcionamento do Fórum e as atividades previstas para o próximo quinquênio, contado a partir da sua data de celebração.

A iniciativa da NUCLEP em sediar o Fórum é uma oportunidade única para o fortalecimento da imagem da empresa no âmbito da Integridade, Governança e Ética no Serviço Público.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).