Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
A Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A – NUCLEP sediou, em sua fábrica em Itaguaí, Rio de Janeiro, a 165ª Reunião do Fórum Nacional de Gestão da Ética nas Empresas Estatais. O evento, realizado no dia 24 de novembro, reuniu presidentes e representantes de várias estatais, como BNDES, DATAPREV, Banco do Brasil, Petrobrás, entre outras.
Abertura e Foco no Desenvolvimento Ético
O presidente da NUCLEP, Carlos Henrique Silva Seixas, enfatizou na abertura a relevância do encontro para fomentar o conhecimento sobre ética e discutir questões como conflito de interesses e assédio moral. Ele destacou o papel preventivo da Comissão de Ética da NUCLEP na promoção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo.
Contribuições de Líderes e Especialistas
O Coordenador do Fórum Nacional de Gestão da Ética e Ouvidor do BNDES, Leandro Alberto Torres Ravache, e Luciana de Almeida Toldo da SEST, também abordaram a importância da integração e troca de experiências entre empresas estatais para transformar ambientes corporativos.
Palestras e Visitas Guiadas
A reunião incluiu uma palestra de Leandro Alberto Torres Ravache sobre a interconexão entre comissões de ética, corregedorias, ouvidorias e governança. Além disso, os participantes realizaram uma visita guiada pelo piso fabril da NUCLEP, conhecendo a capacidade operacional da empresa. Uma palestra sobre racismo estrutural também foi ministrada por Daniel Alves, em alusão ao mês da Consciência Negra.
Troca de Experiências
O evento encerrou com ênfase na relevância do Fórum para o fortalecimento da ética nas estatais e na contribuição de cada comissão para alinhar valores éticos na cultura corporativa. Rosângela Paes, Presidente da Comissão de Ética da NUCLEP, destacou a ética como um valor intrínseco a todos os envolvidos.
Sobre o Fórum
O Fórum Nacional de Gestão da Ética nas Empresas Estatais conta com o apoio institucional da Comissão de Ética Pública do Poder Executivo Federal (CEP). As 15 empresas partícipes formalizaram Acordo de Cooperação Técnica e Financeira, regido pela Lei nº 8.666/93, pela Lei nº 13.303/2016 e pelo Decreto nº 2.745/98. No Acordo estão definidas as regras de funcionamento do Fórum e as atividades previstas para o próximo quinquênio, contado a partir da sua data de celebração.
A iniciativa da NUCLEP em sediar o Fórum é uma oportunidade única para o fortalecimento da imagem da empresa no âmbito da Integridade, Governança e Ética no Serviço Público.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395