Tripulação do NPaOc “Amazonas” formada para o cerimonial à Bandeira

O Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Amazonas”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, alcançou a marca de mil dias de mar desde a sua incorporação.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na ocasião, o navio se encontrava cumprindo sua missão, realizando ação de presença e patrulha naval na área marítima correspondente à zona econômica exclusiva do Arquipélago de São Pedro e São Paulo, durante o regresso da Operação “Obangame Express 2022”.

O NPaOc “Amazonas” foi construído no Reino Unido, tendo sido incorporado à Marinha do Brasil em 29 de junho de 2012. Destaca-se pela sua capacidade de permanência em áreas afastadas da costa e pela sua flexibilidade de emprego, tanto em ações de assistência humanitária, como em operações de patrulha naval e de busca e resgate.

Ao longo desses mil dias de mar, o NPaOc “Amazonas” realizou inúmeras comissões com navios da Marinha do Brasil e Marinhas amigas, além de ter operado em conjunto com as demais forças singulares, e forças internacionais, sempre demonstrando elevado nível de adestramento e aprestamento de seu pessoal.

Assim, ao atingir essa importante marca, o navio personifica a dedicação, a abnegação e o profissionalismo de todos os militares que compuseram suas tripulações, ao longo dos quase dez anos de serviço ativo.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).