Brasília, a capital federal, foi palco de um evento de grande importância para o Exército Brasileiro. Entre os dias 2 e 6 de outubro, no Quartel-General do Exército, 240 oficiais, que assumirão postos de comando no biênio 2024-2025, reuniram-se para a 3ª fase do Curso Preparação para o Comando, Chefia e Direção de Organizações Militares e Postos Médicos de Guarnição (CPCOM).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Objetivos Claros e Estratégicos

article 5 1

Sob a coordenação do Gabinete do Estado-Maior do Exército (EME), esta etapa do curso tem como foco principal atualizar os futuros líderes. O objetivo é garantir que estejam alinhados com a legislação e doutrina vigentes. Além disso, o curso busca orientar sobre a correta adoção de procedimentos operacionais e administrativos, garantindo que as Organizações Militares sob sua responsabilidade operem de maneira eficiente e alinhada aos padrões do Exército.

Presença de Destaque

article 4 1

A cerimônia de abertura do CPCOM 2023 contou com a presença de figuras de destaque no cenário militar brasileiro. O Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, conduziu a abertura oficial, e oficiais-generais do Alto Comando também marcaram presença, reforçando a importância do evento.

Diretrizes para o Futuro

article 2 1

Durante a semana de capacitação, os oficiais receberão informações valiosas dos Órgãos da Alta Administração do Exército. Estes órgãos apresentarão os principais aspectos e diretrizes que guiarão os novos comandantes em suas funções. O foco é garantir que, ao assumirem seus postos, os oficiais estejam plenamente capacitados para enfrentar os desafios e responsabilidades que a nova função exige.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).