O Exército Brasileiro está prestes a lançar uma versão modernizada de seu portal oficial na próxima segunda-feira, dia 20 de novembro, às 10h. Esta atualização é uma resposta ao Decreto 9.756 de 2019, que busca unificar os portais das entidades da administração pública federal. Criado em 1997, o portal do Exército é uma ferramenta vital de comunicação da Instituição, tendo registrado quase 30 milhões de páginas visualizadas por mais de 10 milhões de pessoas no último ano.

Objetivos e Expectativas da Modernização

O objetivo principal da modernização é oferecer uma interação mais eficaz e informativa com o público. O General de Divisão Alcides Valeriano de Faria Júnior, Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), enfatiza que o novo portal proporcionará uma compreensão mais profunda das atividades do Exército em defesa da pátria e em benefício da população.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Funcionalidades e Conteúdos do Novo Portal

Os usuários terão acesso a diversos conteúdos, incluindo notícias sobre as principais ações do Exército, informações sobre como ingressar na carreira militar, e um canal de comunicação com veteranos. O site também oferece links para as mídias sociais e rádios do Exército. Com uma identidade visual renovada, o portal promete uma experiência de usuário aprimorada, com recursos de busca mais eficientes, fácil navegabilidade, adaptabilidade para dispositivos móveis e avançados recursos de segurança digital.

Desenvolvimento e Execução do Projeto

Um Grupo de Trabalho formado por representantes de todas as Divisões do CCOMSEx e da Seção de Tecnologia da Informação coordenou os trabalhos até a aprovação final do projeto. Estudos para o desenvolvimento do novo portal incluíram análises de estatísticas de visitação, pesquisas em outros sites de referência e dinâmicas para identificar os públicos-alvo e os conteúdos mais adequados.

Adaptando-se às Evoluções do Ambiente Virtual

O chefe da Seção de Tecnologia da Informação do CCOMSEx, Major Luiz Alexandre Dominguez de Oliveira, ressaltou a importância de acompanhar as mudanças e evoluções do ambiente virtual, enfatizando a segurança, usabilidade e responsividade do novo portal. Esta modernização representa um passo significativo do Exército Brasileiro em direção à eficiência e acessibilidade digital.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).