Nesta segunda-feira (23), a Escola Superior de Guerra (ESG) promoveu, no campus Brasília, comemoração aos 72 anos da instituição. Na solenidade, prestigiada pelo Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, militares e civis foram condecorados com a Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias. O aniversário da ESG também foi celebrado no último dia (20), no campus Rio de Janeiro.

Antonio Oliveira-60.jpg

“A Escola Superior de Guerra sempre teve um papel primordial na evolução dos estudos das soluções dos problemas nacionais, na definição dos conceitos e da doutrina do emprego conjunto das Forças Singulares, por possuir integrantes de várias origens e especializações, militares e civis, com elevada competência e profissionalismo”, ressaltou o titular da Pasta.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na ocasião, o Comandante da ESG, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, destacou, também, que a Escola tornou-se uma referência, com reconhecimento em todo o País e no exterior como centro de ensino de excelência. “A ESG se mantém com retidão na proa estabelecida há mais de sete décadas, a qual, desde o início, orientou que esta Escola deveria se constituir num Instituto de Estudos de Alto Nível e se tornar um centro permanente de debates e pesquisas de problemas brasileiros, voltados para o binômio segurança e desenvolvimento”.

Ainda, ao parabenizar os agraciados, o Brigadeiro Lourenço ressaltou a relevante atuação nos serviços prestados à ESG. “A esses homens e mulheres outorgamos, hoje, a nossa maior comenda, a Medalha Mérito Marechal Cordeiro de Farias, que é entregue envolta em muita gratidão e orgulho”.

Antonio Oliveira-57.jpg

O Ministro da Defesa e o Comandante da ESG fizeram a imposição da medalha aos condecorados. Entre eles, estavam o Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; o Chefe de Logística e Mobilização do MD, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues; Assessor Especial do Ministro Vice-Almirante (FN) Pedro Luiz Gueiros Taulois; entre outras autoridades e personalidades.

Antonio Oliveira-46.jpg

 

Por Rayane Bueno
Fotos: Antônio Oliveira e Alexandre Manfrim

Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).