Explanação sobre os equipamentos do passadiço no NApOc "Purus"

O Navio de Apoio Oceânico (NApOc) “Purus”, os Navios-Patrulha (NPa) “Macaé”, “Gurupi” e “Gurupá”, subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste (ComGptPatNavSE), receberam um grupo de 39 alunos do Colégio Naval, em 18 de novembro.

A visita teve o propósito de apresentar as características dos meios e as principais operações que realizam, como Busca e Salvamento (SAR) e Patrulha Naval. A vertente motivacional da carreira também foi abordada, já que os alunos vivenciaram a rotina dos Oficiais de bordo e suas atribuições, ajudando a ilustrar o que pode ser o futuro profissional.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).