Em uma sexta-feira marcante, 1° de março de 2024, o Batalhão da Guarda Presidencial (BGP) em Brasília se tornou o palco para uma transformação significativa na vida de 487 jovens. A cerimônia de incorporação desses novos militares ao Exército Brasileiro reflete um momento crucial tanto para os indivíduos envolvidos quanto para a instituição, simbolizando um passo inicial em uma jornada de cidadania, disciplina e compromisso com a nação.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Uma Nova Etapa na Vida dos Jovens

2024 03 01 SIO 258 Aprimorado NR scaled

Vestidos inicialmente em calça jeans e camiseta branca, os jovens atravessaram os portões do quartel, adentrando uma nova fase de suas vidas. Pouco tempo depois, emergiram no pátio do Batalhão, trajando, pela primeira vez, a farda camuflada do Exército. Este ato não apenas simboliza a transição de civil para militar, mas também o início de um compromisso sério com os valores e deveres que regem as Forças Armadas Brasileiras.

Palavras do Comandante

O General Tomás, Comandante do Exército, dirigiu-se aos novos recrutas, enfatizando a importância deste momento não só para os jovens, mas para toda a Força. “Vocês estão representando os mais de 55 mil conscritos que estão incorporando hoje em todo o Exército,” afirmou, ressaltando a seleção criteriosa dentre mais de um milhão de jovens que anualmente se apresentam para o Serviço Militar.

O Apoio das Famílias

A cerimônia também homenageou as famílias dos jovens, reconhecendo seu papel fundamental no apoio e encorajamento dos novos militares. A emoção e o orgulho foram sentimentos compartilhados entre os familiares presentes, refletindo a importância da base familiar na construção da resiliência e do caráter necessários para o serviço militar.

Expectativas e Sonhos

Recrutas como Giovani Henrique Santos e José Armando Oliveira Santana expressaram suas expectativas em relação ao que esperam aprender e desenvolver durante o serviço, desde hierarquia e responsabilidade até confiança e proatividade. Estes jovens veem o serviço militar não apenas como um dever, mas como uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional.

A Cerimônia de Incorporação

A solenidade contou com a presença de autoridades militares de alto escalão, destacando a importância do evento para a instituição. A incorporação marca não apenas o fim do processo de recrutamento, mas também o início de uma intensa fase de ambientação, durante a qual os soldados serão familiarizados com a rotina militar, fundamentada em valores como a hierarquia, a disciplina e o civismo.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).