Florianópolis (SC) – O Exército Brasileiro participou, na última semana, da segunda edição da feira de tecnologia e produtos de defesa SC Expo Defense. A feira, realizada na Base Aérea de Florianópolis, é uma parceria entre o Ministério da Defesa e a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). O evento foi uma oportunidade para o Exército expor materiais de seus programas estratégicos e para estabelecer parcerias com entidades da indústria e do meio acadêmico.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Também participaram do evento a Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira, forças auxiliares, empresas especializadas em tecnologia e instituições de ensino e pesquisa. O Comandante de Operações Terrestres do Exército, General de Exército Teophilo, ressaltou a relevância da atividade para os objetivos da Força.

“Essas feiras que tratam sobre Defesa e que reúnem toda a indústria, particularmente a indústria nacional, são oportunidades que temos de divulgar as necessidades e os processos de aquisição do Exército. Além disso, essas atividades geram um ganho imenso tanto para a operacionalidade do Exército quanto para o Brasil, contribuindo para a geração de emprego e renda”, comentou o general.

O Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, realizou a abertura oficial da Expo Defense e frisou a importância da Base Industrial de Defesa. “As nossas indústrias de defesa são importantes não apenas para as Forças Armadas e para as forças de segurança. Elas fazem parte do complexo industrial nacional e contribuem de forma intensa para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e que, naturalmente, transbordam para a área comercial, beneficiando toda a sociedade”.

O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina, Mário Aguiar, destacou que a Expo Defense é mais uma oportunidade para aproximar as Forças Armadas da indústria. “É estratégico para o Brasil ter uma indústria de defesa nacional robusta, pois isso significa uma grande oportunidade para o desenvolvimento de nosso setor fabril como fornecedor de produtos e serviços com avanços tecnológicos relevantes que trarão competitividade ao setor”.

Saiba mais sobre a SC Expo Defense em www.scexpodefense.com.br.

Fonte: Comunicação Social do Exército

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).