Ancorado próximo à cidade de Porto Seguro, o Navio-Veleiro (NVe) “Cisne Branco” tornou-se o centro das atenções no dia 8 de outubro. Cerca de 50 visitantes, incluindo autoridades locais e membros da Sociedade Amigos da Marinha, tiveram a oportunidade de embarcar e conhecer de perto esta joia da Marinha Brasileira. A visita, organizada em parceria entre o Comando do 2º Distrito Naval e a Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro, não foi apenas um passeio, mas uma chance de fortalecer a conexão da comunidade com o universo marítimo e a importância da Amazônia Azul.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Concurso de Redação e Reconhecimento

Dentre os visitantes, estava o jovem Gustavo Luís Brito Oliveira Trindade, vencedor municipal do concurso de redação Operação “Cisne Branco”. Acompanhado de sua professora, Gustavo teve a chance de explorar o navio e conversar com a tripulação. Em suas palavras, a experiência foi “fantástica”. Ele expressou sua gratidão pela oportunidade e elogiou a atenção e dedicação dos marinheiros, que esclareceram todas as suas dúvidas.

O Legado do “Cisne Branco”

O NVe “Cisne Branco” não é apenas um navio, mas um símbolo da tradição e do orgulho marítimo brasileiro. Sua presença em Porto Seguro e a abertura para visitações reforçam o compromisso da Marinha em promover a mentalidade marítima e estreitar laços com a sociedade. Eventos como este reiteram a importância de valorizar e preservar nossa rica herança naval e o papel crucial que desempenha na formação da identidade nacional.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).