No dia 1º de junho, a Escola de Guerra Naval realizou uma cerimônia emblemática para marcar o encerramento da Segunda Turma de 2023 do Curso de Estado-Maior para Oficiais Intermediários (C-EMOI) – Fase 2. O evento foi um marco importante na jornada de 87 Oficiais-Alunos que receberam seus diplomas de conclusão. Ademais, alguns deles também receberam prêmios escolares devido ao destaque no decorrer do curso.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fases do Curso de Estado-Maior para Oficiais Intermediários

O C-EMOI é dividido em duas etapas significativas. A primeira fase, que é conduzida por meio do ensino a distância, é destinada aos Capitães-Tenentes de todos os corpos e quadros da Marinha. A segunda fase, que adota uma modalidade híbrida, misturando o ensino a distância com o presencial, é voltada para os oficiais dos corpos da Armada, Fuzileiros Navais e Intendentes da Marinha.

Objetivos do Curso C-EMOI

O principal propósito do C-EMOI é fornecer aos participantes os conhecimentos necessários para o desempenho de comissões de caráter operativo e administrativo. O curso enfatiza, sobretudo, o Planejamento de Operações Navais, um aspecto fundamental para o bom desempenho dos oficiais em suas respectivas carreiras.

Contribuição para a Marinha Brasileira

A conclusão bem-sucedida do C-EMOI pelos 87 Oficiais-Alunos representa um avanço significativo para a Marinha brasileira. Os oficiais, agora mais preparados, estão equipados para enfrentar os desafios que irão encontrar no campo operativo e administrativo, contribuindo assim para a eficiência e eficácia geral da Marinha.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).