NPa Gurupi durante ações de patrulhamento ostensivas na Baía de em Guanabara

Entre 11 e 13 de maio, o Navio-Patrulha “Gurupi”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, conduziu ações de patrulha naval e inspeção naval na Baía de Guanabara e áreas marítimas adjacentes. Essas operações estavam sob a coordenação da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Objetivo das Operações

As ações tinham como foco intensificar a fiscalização do tráfego aquaviário, com inspetores navais abordando embarcações. Os principais objetivos dessas ações eram a preservação da segurança do tráfego aquaviário, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica de embarcações.

download 1 1
Soldado Fuzileiro Naval em ação no momento das ações ocorridas na Baía de Guanabara

Participação dos Fuzileiros Navais

Além disso, a Patrulha Naval contou com a participação de militares do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro. Eles realizaram patrulhamento com o intuito de dissuadir furtos, evitar danos à sinalização náutica e impedir a aproximação não autorizada em organizações militares.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).