O navio-hospital USNS Comfort esteve em Cartagena, Colômbia, prestando atendimento médico e odontológico aos necessitados como parte da missão Promessa Continuada 2022, de 11 a 18 de novembro de 2022. (Foto: Marcos Ommati/Diálogo)

Aqueles que pensam que, como o USNS Comfort é um navio-hospital da Marinha dos EUA, sua tripulação – que inclui médicos, dentistas, cirurgiões e outros profissionais de saúde, entre outros – é composta exclusivamente por profissionais e militares americanos, estão iludidos. Você não precisa procurar muito para encontrar vários latinos que fazem parte orgulhosamente da missão Promessa Contínua 2022, na qual o USNS Comfort tem um importante papel.  

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

É o caso da Capitão de Fragata Katiana Cruet, da Marinha dos EUA, uma dentista pediátrica, originalmente de San Juan, Porto Rico, e cuja missão atual é sua primeira em um navio hospital. “Sinto-me extremamente orgulhosa e honrada de fazer parte da equipe da Promessa Contínua 22, e de ver tantas agências se reunirem para o mesmo propósito e trabalhar em equipe, lado a lado com os militares, para o sucesso de uma missão comum. É algo fantástico, que eu não esperava ser tão grande.” Já o Suboficial Bryan Pulgarín, cirurgião assistente da Marinha dos EUA, nascido em Medellín, vê seu retorno à Colômbia para ajudar seus compatriotas como “um sonho tornado realidade”.

Primeira vez em Cartagena 

Essa foi a primeira vez que o USNS Comfort foi enviado a Cartagena, Colômbia, onde permaneceu entre 11 e 18 de novembro para fornecer serviços de saúde àqueles que se registraram em uma das clínicas médicas montadas especialmente para esses atendimentos. Entre os serviços oferecidos gratuitamente estavam a medicina preventiva, exames de optometria, cirurgia geral e ortopédica, tratamento dentário, entre outros, assim como a educação em saúde pública. 

O prefeito de Cartagena, William Dau Chamat, disse a Diálogo em um evento no dia 11 de novembro, que celebrou a chegada do USNS Comfort à cidade, que “a visita deste navio é muito significativa para nós; para destacar a fraternidade que existe entre a Colômbia e os Estados Unidos.  

COL USNS Comfort in Cartagena 2 300x225 1
A General de Exército Laura J. Richardson, do Exército dos EUA, comandante do Comando Sul dos EUA, cumprimenta as pessoas que esperavam para ser atendidas no Coliseu de Combate, em Cartagena, no dia 13 de novembro de 2022. (Foto: Marcos Ommati/Diálogo)

Trabalhamos em diferentes programas de cooperação, e acho que este é um dos mais importantes, e estamos indo muito bem”.  

Por sua vez, Francisco Palmieri, embaixador dos EUA na Colômbia, disse durante o mesmo evento: “É uma honra estar aqui e estou muito orgulhoso de receber o Comfort, parte da missão Promessa Contínua 2022. Esta missão irá melhorar a vida de milhares de pessoas aqui em Cartagena e na costa do Caribe. O pessoal médico dos Estados Unidos e da Colômbia trabalhará para cuidar da população mais vulnerável, e esses especialistas médicos também compartilharão seus conhecimentos com seus colegas em Cartagena.” 

A importância dos voluntários 

COL USNS Comfort in Cartagena 3 300x225 1
Autoridades civis e militares americanas e colombianas participam da cerimônia de abertura da visita do navio-hospital USNS Comfort a Cartagena, em 12 de novembro de 2022. (Foto: Marcos Ommati/Diálogo)

O USNS Comfort levou a Cartagena quase 1.000 médicos militares, 80 soldados da Guarda Nacional dos EUA e 50 membros do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, que são uma equipe de segurança dedicada a proteger o navio e o pessoal a bordo. “A proteção da força é um aspecto chave das operações militares e facilita o uso de assistência médica e salva-vidas, que é o objetivo desta missão”, disse o General de Divisão (FN) David G. Bellon, comandante do Corpo de Fuzileiros Navais, Sul, dos EUA, a Diálogo 

Além disso, o navio conta com 90 voluntários de nações parceiras, incluindo pessoal médico, intérpretes, entre outros. Em terra, os voluntários desempenham um papel fundamental no sucesso da missão, como é o caso de Daniela Castillo, 21 anos, estudante de medicina de Bogotá, que foi a Cartagena para servir como intérprete e melhorar a comunicação entre os médicos americanos e os pacientes colombianos. “Além de ajudar nesta bela missão, vou tirar desta experiência as conexões que pude fazer e os sorrisos nos rostos dos pacientes tratados nos dias de atenção médica da missão Promessa Contínua”, disse ela.   

Locais de atendimento médico 

Os tratamentos foram realizados na Escola Antonia Santos e no Coliseu de Combate. Em cada um desses locais de atendimento médico temporário, aproximadamente 500 pacientes eram tratados diariamente. A General de Exército Laura J. Richardson, do Exército dos EUA, comandante do Comando Sul dos EUA, visitou o Coliseu de Combate durante sua estada em Cartagena para acompanhar as atividades da missão Promessa Contínua, que é patrocinada pelo SOUTHCOM. Ela foi recebida com calorosos aplausos e falou com vários pacientes. “A primeira pessoa que tive o prazer de conhecer foi um veterano de Guerra da Coreia que serviu no 52º Batalhão e que terá 91 anos de idade em breve. Ele ainda tem estilhaços nos braços, nas pernas e mal consegue andar, mas ainda está caminhando. Ele ficou muito grato pelo tratamento médico que recebeu”, disse a Gen Ex Richardson.   

Houve tratamento médico oferecido também dentro do USNS Comfort. Nas 12 salas de cirurgia do navio, somente no primeiro dia, foram realizados 19 procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade com recuperação rápida, segundo o Suboficial Pulgarín, que acrescentou que os procedimentos realizados incluíam urologia, oftalmologia, cirurgia geral, cirurgia plástica, ortopedia, cirurgia maxilofacial, cirurgia de orelha, nariz e garganta, cirurgia pediátrica e cirurgias ginecológicas.

Missões na Colômbia 

COL USNS Comfort in Cartagena 4 300x225 1
Uma paciente recebe atendimento odontológico no Coliseu de Combate, em Cartagena, dia 14 de novembro de 2022. O tratamento faz parte da missão Promessa Contínua 2022, patrocinada pelo Comando Sul dos Estados Unidos. (Foto: Marcos Ommati/Diálogo)

Essa foi a sétima missão do USNS Comfort à Colômbia, tendo já estado em Tumaco e Buenaventura, os dois principais portos do Pacífico do país. Assim como uma vez nas cidades caribenhas de Santa Marta e Turbo. “É importante mencionar que essa ação é realizada em coordenação com o governo colombiano. Essa é, entre outras, uma demonstração significativa do compromisso dos Estados Unidos com nosso país e com toda a região sul-americana”, disse o General Helder Fernán Giraldo Bonilla, comandante das Forças Armadas da Colômbia. 

O navio-hospital partiu na tarde de 19 de novembro para continuar sua viagem pela América Latina, que também visitará a República Dominicana, depois de ter estado na Guatemala e Honduras.