Navio Hidroceanográfico “Cruzeiro do Sul” realiza Comissão “Pro Amazônia Azul”

Pesquisadores e militares preparam o GEO-SPARK 2000X

O Navio Hidroceanográfico “Cruzeiro do Sul” realizou, no período de 18 de outubro a 5 de novembro, a Comissão “Pro Amazônia Azul”, cujo objetivo é executar pesquisas e coleta de dados hidrográficos e geofísicos na faixa oceânica entre o Estado do Rio de Janeiro e a Cadeia Vitória-Trindade.

O “Pro Amazônia Azul” visa à execução de pesquisa oceanográfica estruturada de alto nível na Amazônia Azul, sob a ótica da economia azul, com o propósito de promover o conhecimento científico, a conservação e o aproveitamento sustentável dessa área oceânica.

Durante a comissão, foi empregado, pela primeira vez no Brasil, o Geo-Spark 2000X (Sparker), equipamento de alta resolução que opera em profundidades de até 2.000 metros, para aquisição de informes sísmicos. Sua utilização possibilitará, de forma inédita, reunir informações geológicas e geofísicas da Cadeia Vitória-Trindade, permitindo uma maior compreensão dos impactos que as mudanças climáticas causam nos oceanos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A comissão durou 19 dias e contou com a participação de 13 pesquisadores da Universidade de São Paulo, da Universidade Federal do Espírito Santo, da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que auxiliaram nas coletas de dados e demais atividades realizadas pelo navio.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias, faça denúncias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui