O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Doutor Montenegro” iniciou, em 17 de janeiro, as Ações de Assistência Hospitalar da 24ª edição da Operação Acre. Partindo da Estação Naval do Rio Negro em 10 de janeiro, o navio tem uma missão de 128 dias navegando no rio Juruá, uma importante via fluvial na região Norte do Brasil.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Atendimentos Realizados nas Comunidades Ribeirinhas

doutor montenegro 02
Militares realizam atendimento odontológico no município de Carauari (AM)

Durante o período de 17 a 20 de janeiro, o “Doutor Montenegro” realizou 307 atendimentos médicos, 154 odontológicos e 199 exames laboratoriais, além de distribuir 11.021 medicamentos. Esses atendimentos foram realizados no município de Carauari e nas comunidades de Idá, Saudade, Caioé, Gaivota, Funil, Fortes das Graças, Arapari, São João e Concórdia, todas situadas ao longo do rio Juruá.

Extensão dos Serviços de Saúde ao Estado do Acre

Após atender as comunidades do Estado do Amazonas, a previsão é que o NAsH “Doutor Montenegro” chegue ao município de Cruzeiro do Sul, no Acre, em 31 de janeiro. Lá, o navio dará continuidade aos atendimentos nas comunidades ribeirinhas do Estado, reafirmando o compromisso da Marinha do Brasil em prover cuidados de saúde essenciais a populações em locais remotos.

Impacto da Operação Acre XXIV

Esta operação é crucial para as comunidades ribeirinhas, que muitas vezes têm acesso limitado a serviços de saúde. O “Doutor Montenegro” não só oferece assistência médica e odontológica, mas também realiza exames laboratoriais e distribui medicamentos, desempenhando um papel vital na promoção da saúde e no bem-estar dessas populações.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).