O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira” realizou, no dia 14 de maio, visitas guiadas gratuitas no Porto de Natal, RN, no bairro Ribeira. O evento permitiu que integrantes da Família Naval e Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) conhecessem as instalações do navio e as atividades científicas nas quais ele é empregado.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Uma Janela para a Ciência Marinha

2as 69

Durante a visita, os convidados assistiram a uma explanação no auditório do Navio e puderam conhecer o “Vital de Oliveira” mais de perto. O navio, que também é chamado de “Polvo Hidrográfico” por causa da vasta gama de equipamentos científicos que carrega, atua como uma plataforma móvel de pesquisa no mar, mapeando dados da atmosfera, do oceano, do solo e do subsolo marinhos. Esse trabalho permite um melhor entendimento das riquezas da nossa Amazônia Azul.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).