O domingo no Rio de Janeiro começou com uma melodia de esperança e solidariedade. Enquanto a cidade ainda despertava, os músicos da Banda do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) já estavam a postos, prontos para dar o tom a uma campanha que une amor, paixão e a urgente necessidade de doação de sangue. Este grupo de músicos dedicados, juntamente com outros 200 Fuzileiros Navais, se mobilizou cedo para marcar presença no Hemorio, o renomado centro de hemoterapia do estado, não apenas para doar sangue, mas também para incentivar e celebrar o ato de doar, um gesto simples que pode salvar inúmeras vidas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Uma Campanha que Une Futebol e Solidariedade

A campanha “Sangue, Amor e Paixão”, uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado de Saúde e da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), trouxe uma proposta inovadora e emocionante: unir a paixão nacional pelo futebol com a conscientização sobre a importância da doação de sangue. Os 100 primeiros doadores foram agraciados com ingressos para a grande final da Copa do Brasil, um embate emocionante entre Flamengo e São Paulo no lendário estádio do Maracanã. E para aqueles que chegaram um pouco depois, a campanha reservou uma surpresa especial: camisas temáticas exclusivas, um mimo que carrega a mensagem poderosa da campanha.

Música que Inspira e Conecta

Hemorio 2

A música tem o poder de tocar corações e, neste domingo especial, a Banda do CFN usou sua arte para inspirar e conectar as pessoas em torno de uma causa vital. Desde as primeiras horas da manhã, melodias conhecidas e amadas, como o Hino do Flamengo e o Tema da Vitória, ecoaram na entrada do Hemorio, dando as boas-vindas aos torcedores que chegavam para doar. Estes músicos, acostumados a se apresentar em grandes palcos, mostraram que a música também pode ser uma poderosa aliada em momentos de solidariedade e compaixão, tocando não apenas notas, mas também tocando corações e incentivando ações que podem fazer a diferença na vida de muitos.

Um Domingo de Esperança e Gratidão

YouTube video

O domingo é tradicionalmente um dia de baixa arrecadação de bolsas de sangue, uma realidade que o diretor do Hemorio, Dr. Luiz Amorim, conhece bem. Com uma média de doações que cai pela metade em comparação aos dias de semana, a iniciativa veio como uma lufada de esperança, trazendo uma onda de solidariedade que promete reverter essa estatística. “Domingo é um dia importante para o nosso hemocentro porque, historicamente, é quando há maior baixa nas doações. Nesse domingo, temos uma surpresa e um agradecimento àqueles que vêm sempre doar sangue, porque quem doa sangue, salva vidas”, comentou o diretor, destacando a importância da ação e a gratidão a todos que se mobilizaram para fazer deste domingo um dia de esperança e vida.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).