Curitiba (PR) – A partir desta terça-feira (31 de janeiro), o Museu do Expedicionário ampliará seu horário de visitação ao seu acervo, que registra a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945), destacando a atuação dos Expedicionários paranaenses na vitoriosa campanha da Força Expedicionária Brasileira (FEB) em solo europeu.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O espaço, que é um dos principais atrativos culturais da cidade, passará a abrir de terça-feira a domingo das 9h às 12h e das 13h30 às 17h. Às segundas-feiras estará fechado para manutenção. No local é possível ter acesso a documentos, fotografias, filmes, mapas e ilustrações da época, além de armamento e equipamentos utilizados pelos combatentes da FEB, do 1º Grupo de Aviação de Caça e da Marinha de Guerra do Brasil, e uma das salas é destinada a um dos heróis paranaense, o Sargento Max Wolf Filho.

Visitas Guiadas ao longo do ano são oferecidas para grupos de turistas, escolares, empresas, etc. Bastando realizar o agendamento prévio pelos telefones (41) 3362-8231 ou 3264-3931. O Museu dispõe também do serviço de audioguia, por meio do qual o visitante poderá realizar uma verdadeira imersão em nossa história.

O Museu do Expedicionário está localizado na Rua Comendador Macedo, 655 (Praça do Expedicionário), Alto da XV – Curitiba e a entrada é gratuita.

Fonte: Comando da 5ª Divisão de Exército

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).