Rio de Janeiro (RJ) – O Centro de Avaliações do Exército (CAEx) realizou a avaliação operacional do Monóculo de Imagem Termal OLHAR, em ambiente de selva, na cidade de Manaus (AM), entre os dias 5 e 10 de dezembro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A atividade contou com a participação de engenheiros e técnicos da empresa Opto e do Centro Tecnológico do Exército (CTEx). As avaliações também receberam o apoio operacional de uma tropa de valor Grupo de Combate do 1º Batalhão de Infantaria de Selva Aeromóvel, capacitada para operar em área de selva sob quaisquer condições meteorológicas.

O objetivo foi avaliar o equipamento, por meio de testes em infiltração terrestre e aquática no ambiente amazônico. O equipamento foi testado durante a execução de pistas de obstáculos e durante a execução do halocasting, que é um salto de um helicóptero sobre ambiente fluvial de uma altitude de pelo menos dez metros. Também foram realizados tiros reais com o uso do monóculo OLHAR contra alvos identificados por meio da tecnologia termal. Ao final, os militares realizaram a manutenção de primeiro escalão do monóculo.

A avaliação operacional do Monóculo de Imagem Termal OLHAR no ambiente da selva amazônica possibilitou ao Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército e à Base Industrial de Defesa e Segurança testar o equipamento sob condições extremas de calor, umidade e impacto. O emprego do monóculo foi aprovado em todas as atividades, com base nos requisitos técnicos e operacionais do Projeto Combatente Brasileiro (COBRA).

Fonte: Centro de Avaliações do Exército
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).