A Força Aérea Brasileira (FAB) tem desempenhado um papel crucial na repatriação de brasileiros que se encontram em áreas de conflito no Oriente Médio. Em uma ação denominada Operação Voltando em Paz, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) intensificou seu apoio, incluindo controladores de tráfego aéreo nas tripulações dos voos. Esses profissionais têm a missão de auxiliar na fraseologia aeronáutica, garantindo comunicações claras e seguras durante as operações.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Papel dos Controladores de Tráfego Aéreo

WhatsApp Image 2023 10 15 at 09.35.00

A presença desses controladores nos voos, especialmente nas aeronaves KC-30 e KC-390 Millennium, visa reduzir a carga de trabalho da tripulação, que já enfrenta um cenário complexo e desafiador. O Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, Diretor-Geral do DECEA, ressaltou a importância desse suporte: “A presença de um controlador com experiência possibilita uniformidade nas comunicações em voo, com autorizações claras e concisas, contribuindo diretamente para a segurança de voo”. Vale lembrar que a fraseologia aeronáutica é um conjunto de frases e palavras pré-determinadas em inglês, utilizadas para garantir uma comunicação eficaz entre pilotos e controladores.

Experiência em Primeira Mão

O Suboficial Alexandre Milton Lima dos Santos, o primeiro controlador do DECEA a embarcar para Tel Aviv, descreveu sua experiência na missão: “Estamos presentes na cabine de pilotagem durante todo o trajeto, atentos à comunicação entre o piloto, copiloto e o órgão de controle de tráfego aéreo. Assim, contribuímos para a redução da carga de trabalho dos pilotos, que podem se concentrar em necessidades mais complexas e urgentes durante o voo”.

O Retorno ao Lar

WhatsApp Image 2023 10 15 at 09.35.01

Após uma jornada desafiadora, o sentimento de dever cumprido prevalece entre os profissionais da FAB. O Suboficial Alexandre compartilhou sua emoção ao desembarcar na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, com 215 brasileiros repatriados e 16 pets: “É uma honra servir aos nossos compatriotas em um momento tão delicado. Perceber a alegria dos passageiros na chegada ao Brasil e receber palavras de reconhecimento certamente me propiciou a sensação de dever cumprido”.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).