O Ministro de Estado da Defesa, José Mucio Monteiro, realizou sua primeira visita ao Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) no Rio de Janeiro, na última quinta-feira (09). O CEFAN é responsável pela condução do Programa Olímpico da Marinha, Projeto Paralímpico da Marinha e Programa Forças no Esporte (PROFESP).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

foto 1 esportes
Atleta Laura Amaro apresenta o Centro Nacional de levantamento de Peso para o Ministro – Imagem: 3SG-MR Nazareth

Durante a visita, o Ministro foi recebido pelos atletas da Marinha, entre eles, os cinco dos nove atletas que ganharam o Prêmio Brasil Olímpico, além do boxeador medalhista de ouro nas Olimpíadas de 2020, Hebert Conceição. A atleta Laura Amaro, primeira medalhista feminina brasileira em um Mundial de levantamento de peso, também recebeu o Ministro e contou sobre sua trajetória, destacando a importância do exemplo e do apoio que teve ao longo de sua carreira na Marinha.

foto 2 esportes
Ministro com alunos do PROFESP no Ginásio Amazônia Azul – Imagem: 3SG-MR Nazareth

Durante a visita, foram apresentadas diversas instalações, como o Laboratório de Pesquisa em Ciências do Exercício, o Centro de Reabilitação Desportiva, o Centro Nacional de Levantamento de Peso Olímpico, o Ginásio Amazônia Azul, a Pista de Atletismo, o Parque Aquático e os Campos de Futebol. O Ministro destacou o trabalho realizado pela Marinha no âmbito esportivo e social e parabenizou a instituição pelo sucesso dos programas desenvolvidos.

foto 3 esportes
Atletas do Projeto Paralímpico da Marinha com o Ministro da Defesa – Imagem: 3SG(FN-IF) Albuquerque

As parcerias entre o Ministério da Defesa e o Ministério do Esporte têm sido cada vez mais frequentes. Através do PROFESP, o Exército, Marinha e Aeronáutica promovem atividades esportivas para crianças e adolescentes, incentivando a prática de esportes e promovendo a cidadania e a inclusão social. A visita do Ministro da Defesa ao CEFAN reforça a importância dessas parcerias e do trabalho desenvolvido pelas Forças Armadas na área esportiva.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).