Conduzida pelo Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, com a presença do Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, a Marinha do Brasil realizou a cerimônia militar de formatura de 182 novos Guardas-Marinha, da turma “Patriarca da Independência”. A solenidade ocorreu neste sábado (10), na Escola Naval, no Rio de Janeiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Dentre os formandos, sete são estrangeiros, das Marinhas amigas da Bolívia, do Cabo Verde, de Camarões, do Panamá e do Senegal. A solenidade marcou, ainda, a formatura das primeiras seis mulheres integrantes dos Corpos da Armada e de Fuzileiros Navais graduadas na Escola Naval. Os Guardas-Marinha receberam suas espadas, símbolo material que representa os princípios cultivados e praticados ao longo da carreira de oficial das Forças Armadas.

foto 3.jpeg

“Hoje, mais um ciclo se completa para estes jovens marinheiros que optaram por devotar suas vidas à nobre missão de defender a nossa Pátria no mar. Em breve, serão parte das tripulações responsáveis pela manutenção da soberania do nosso Brasil em terra, em águas interiores e por toda a extensão da Amazônia Azul”, declarou o Ministro Paulo Sérgio.

A Escola Naval, fundada em 1782, é a instituição de ensino superior mais antiga do Brasil, responsável por preparar oficiais dos Corpos da Armada, Fuzileiros Navais e Intendentes da Marinha. Após quatro anos de formação acadêmica e militar-naval, os aspirantes que concluem os cursos de graduação da Escola são declarados Guardas-Marinha.

Por Liz Nunes e Suellen Siqueira

Fotos: Antônio Oliveira

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).